Segurança da informação e segurança em TI. Tem diferença?

Apesar de se fundirem em muitos momentos, a segurança da informação e a segurança de TI são conceitos bem diferentes. É importante entender as diferenças entre elas, por isso no artigo de hoje vamos te mostrar definitivamente a diferença entre segurança de TI e segurança da informação.

Segurança em TI

A Segurança de TI é o conjunto de processos e esforços direcionados para proteger a infraestrutura tecnológica de uma organização, como equipamentos, bancos de dados, provedores, datacenters, sistemas etc., e ele faz parte da segurança da informação de uma empresa.

Segurança da informação

Já a Segurança da Informação é o conjunto de processos e esforços que visam proteger os ativos de informação, independentemente de como eles são formatados, processados e armazenados. Não é uma única tecnologia, mas sim uma estratégia composta pelos processos, ferramentas e políticas necessárias para prevenir, detectar, documentar e responder as ameaças à informação digital e não-digital da empresa. Geralmente, envolve medidas de segurança física e digital para proteger dados contra acesso não autorizado, uso, replicação ou destruição.

Quando uma empresa investe em segurança da informação, ela está incrementando seus esforços para a manutenção da confiabilidade, da integridade e da disponibilidade de seus dados, que são processados em sistemas e equipamentos diariamente em sua operação.

Mas afinal, qual a diferença entre Segurança da informação e segurança em TI?

Enquanto a segurança de TI está preocupada principalmente em manter seguros a infraestrutura, os sistemas operacionais e aplicativos - engenheiros de software, por exemplo, voltam seus esforços para a aplicação de práticas comprovadas no design de software e engenheiros de computação estão preocupados principalmente com o design e tolerância a falhas das máquinas reais -, a segurança da informação vai mais além, buscando proteger os dados em si.

A segurança das informações armazenadas ou transmitidas no sistema, o treinamento de funcionários para que eles não coloquem as informações em risco ficam sob o guarda-chuva da segurança da informação, enquanto os aspectos técnicos dos sistemas e equipamentos devem estar sob tutela da segurança de TI.

Em outras palavras, os dois conceitos atuam de forma conjunta, dividindo a responsabilidade meio a meio, embora necessitem ser tratados de forma distinta. Por um lado, é muito importante que cada linha de código de um sistema seja construída de forma segura, mas, por outro, as ameaças e vulnerabilidades com as quais os usuários se deparam no dia a dia precisam ser contempladas.

Portanto, mais do que entender que há uma grande diferença entre segurança da informação e segurança de TI, é importante saber que elas não devem ser tratadas como sinônimos - nem conceitualmente e nem no dia a dia das empresas.

Para facilitar a vida de quem trabalha com esses conceitos em suas empresas, contamos com um módulo da suite Trauma Zer0 chamado Tz0 Security, ele permite elaborar e garantir a aplicação e o cumprimento de uma política completa de segurança, composta por regras que irão definir como, quando e que tipo de recursos cada colaborador está autorizado a utilizar.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Entre em contato com nosso setor comercial no telefone +55 51 3057 7700, ou através do chat em nosso site.