Tz0 CMDB
Gestão de Configuração

Precisa eliminar o uso excessivo de planilhas para controle de itens de configuração?

O Tz0 CMDB é destinado ao gerenciamento de configurações do ambiente corporativo. Oferece recursos gerenciais dos itens de configuração (ICs), geração de baselines e comparação entre estas e, geração de relatórios customizados com o uso do aplicativo Tz0 EIS.

O que é baseline?

É um conceito de gerenciamento de configuração que nos ajuda a controlar as mudanças realizadas nos itens de configuração de uma empresa. Ao aprovarmos uma determinada configuração, seja de hardware ou de software, estaremos criando uma baseline. Toda vez que houver uma alteração em um item de configuração, uma nova baseline é gerada, para fins de comparação com a anterior e consequente aprovação (ou não) das mudanças.

Compare as baselines

O Tz0 CMDB permite a comparação entre baselines, a fim de estabelecer relatórios de diferenças entre as mesmas. Tipos de comparativos: Diferença entre ativos. Diferença entre estado atual do ativo e uma baseline selecionada. Diferença entre baselines. O Tz0 CMDB permite efetuar a manipulação de grupos de itens de configuração, podendo adicionar e editar grupos existentes e copiar ou remanejar ativos de um grupo para outro, facilitando a tarefa de gerenciamento dos itens.

Controle todos os componentes de serviços de TI

O Tz0 CMDB garante que as informações no banco de dados estejam sempre atualizadas, através de verificações periódicas. Assim, sua empresa sempre contará com um inventário completo, detalhado e atualizado de forma totalmente automática. O Tz0 CMDB garante o controle total sobre os componentes de serviços de TI da organização através de relatórios completos e atualizados. Assim, é possível descobrir se os ativos e seus componentes, adquiridos pela empresa, ainda são os mesmos e estão intactos.

Você tem controle total de seus ativos?

O Tz0 CMDB permite cadastrar Itens de Configuração que não estejam diretamente relacionados com tecnologia, tais como: mesas, cadeiras, móveis, máquinas e ferramentas. Este recurso aumenta a área de atuação do produto, e por si só justifica a sua adoção e investimento. Após o cadastro, a visualização dos ativos pode ser filtrada por categorias ou grupos. Também é possível filtrar a visualização de ativos através de campos como ID, nome, serial e nota fiscal. O Tz0 CMDB mantém as informações sigilosas, permitindo o acesso somente a usuários autorizados através da autenticação centralizada na plataforma Trauma Zer0.

Quer analisar os impactos nos serviços relacionados aos itens de configuração?

Hoje em dia, sendo todos os serviços de TI indispensáveis à empresa, qualquer parada inesperada de serviços significa ineficiência e prejuízos imensuráveis à organização, um trabalho de analise é de fundamental importância antes de ações nos ICs, o CMDB, assim, busca exatamente apresentar uma visualização fácil e rápida da disposição e relacionamento desses ativos. Por meio da ferramenta Tz0 CMDB podemos ter uma visão dos ativos classificados por hierarquia, relacionamento, dependência, tipo, categoria e grupos de forma que o impacto será facilmente mapeado e os serviços que serão afetados em possíveis manutenções ou mudanças identificadas.

Os ativos da empresa passam por muitas mudanças de localização física (matriz, filiais, home office), de que forma o CMDB pode ajudar nesse processo? Posso remontar minhas baselines sem maiores dificuldades?

As organizações passam por extremas mudanças físicas dos ativos de TI devido à necessidade do negócio ou simplesmente uma melhor sistematização. Nessa dinâmica, a organização torna o processo de uma simples mudança de sala, departamento ou, até, uma planta fabril, um problema difícil e complexo de se resolver. O módulo Tz0 CMDB busca facilitar processos complexos a mudanças simples, toda baseline cadastrada fica salva, podendo ser consultada a qualquer momento por equipes e seus analistas. Conforme informações gravadas em banco de dados a mesma baseline pode ser montada exatamente igual ou melhor montada conforme evoluções da empresa, sendo todas essas mudanças registradas.

O processo de cadastro de ativos é custoso? A ferramenta disponibiliza uma personalização de cadastro?

Equipes de TI normalmente têm pouco tempo para execução de tarefas simples, tais como, um cadastro de ativos, "tempo efetivamente é dinheiro". O analista responsável pela administração de uma ferramenta de CMDB busca ferramentas com flexibilidade e facilidade nas operações de cadastro. No Tz0 CMDB temos a opção da importação de milhares de ICs com um simples arquivo CSV, ressaltando que, por integração ao módulo Tz0 Inventory, os ativos inventariados são, também, automaticamente integrados ao CMDB. Pensando nas organizações, temos o cadastro manual de ativos, como opção, com criação de atributos personalizados à categoria de ativos.

 Benefícios

  • Gerenciamento objetivo da visão lógica da infraestrutura de TI (ICs) e seus serviços;
  • Aumenta a eficiência do gerenciamento de problemas dos ICs relacionados a incidentes;
  • Melhor avaliação do custo das mudanças propostas nas baselines;
  • Crescimento da produtividade dos usuários devido a menores interrupções no ambiente de TI;
  • Controle dos ativos por tipo de ICs, hierarquia e seus relacionamentos e dependências;
  • Integração com o módulo de inventário da Suite Trauma Zer0 (Tz0 Inventory) e cadastramento de itens, inclusive os não gerenciáveis;
  • Rastreabilidade histórica dos itens de configuração e comparação entre baselines;
  • Emite alertas relacionados a alterações nas baselines;
  • Relacionamento entre todos os itens de configuração com monitoramento de características críticas;
  • Produto com suporte a 3 idiomas (Inglês, Português e Espanhol);
  • Produto para plataforma Windows.

Como funciona?

Quero Comprar